by ren; terça-feira, 22 de maio de 2018; 2 Comentários
Eu voltei~
Ignorem a falta de postagens da minha parte. Já conformei que essa vai ser a frequência de postagens do Devaneio para todo o sempre.
Mas, enfim, hoje vim trazer a blogagem de maio do Together. Que, vejam só, foi minha ideia~ E já que eu sugeri o tema, nada mais justo que eu participe da blogagem, né?
Esta postagem faz parte da Blogagem Coletiva de Maio do Together, um projeto para unir a blogosfera! Para saber mais, clique aqui.
O tema do post desse mês do Together é falar sobre a sua cidade natal. Caso vocês não saibam, euzinha aqui nasci em uma cidade minúscula no interior de São Paulo: Ituverava. Isso, Ituverava. Não é Itupeva, Ituberava ou Itu. Ituverava.
Bom, Ituverava é uma típica cidadezinha de interior que não tem basicamente nada de muito interessante. Tem cerca de 40 mil habitantes (jogando para cima), então vocês já devem saber que tipo de lugar é.
Mas o que tem de legal em Ituverava? Vamos fazer um tour por Ituverava mostrando coisas aleatórias da cidade. Começando com: a entrada:
A entrada de Ituverava, para mim, é uma das coisas mais características da cidade. Quando eu estou voltando de ônibus e vejo essa entrada, penso "cheguei, finalmente". Ao mesmo tempo que ela é quase uma marca da cidade, eu acho uma das coisas mais bizarras que tem. Esse estilo medieval em pleno século XXI me dá uma impressão super estranha. Ainda, esse é um das coisas que me fazem dar o apelido de feudo para minha cidade. Sim, toda vez que eu volto para casa, ao invés de "tô indo para ituverava" é "tô voltando para o feudo".
E, sabe-se lá o porquê, minha cidade também tem um Cristo:
Em tempos passados (vulgo, quando eu era criança) era possível subir no Cristo e talz. Era uma das minhas atividades preferidas quando eu era pequena lol. Sempre que eu passava por perto, tinha que subir no Cristo. Uma pena que, por causa de depredação, arrancaram as escadas do Cristo e hoje não tem como subir. Mas, eu sempre me pergunto, por que será que resolveram construir um Cristo? Eu já percebi que é uma coisa meio recorrente nas cidades... mas sei lá...
E o que não podia faltar em uma cidadezinha pequena do interior de São Paulo? É claro, uma igreja! Álias, uma não, várias. Ituverava tem muita igreja e ainda tem mais em construção. Essa da foto é a Matriz. Modéstia a parte, eu acho ela muito linda tanto por dentro quanto por fora. Se quiserem ver um pouquinho do interior dela, tem uma foto aqui. Se um dia forem visitar a igreja matriz de Ituverava, saibam que fica a três quarteirões da minha casa, me façam uma visita depois -q.
Eu nem ia colocar a cachoeira aqui, mas achei que era necessário. A cachoeira, segundo contam, foi o que batizou Ituverava com o nome que ela tem hoje. Ituverava, em tupi, significa "salto brilhante". Ou pelo menos é isso que me contaram a vida toda, se é verdade eu não sei. Atualmente a cachoeira está mais descuidada que tudo. Eu me lembro de ir brincar em um parquinho que ficava perto da cachoeira e de quase morrer em uma ponte que tem lá, mas atualmente o parquinho está meio destruído e a ponte eu não tenho nem coragem de tentar passar por ela...
A Praça 10 de março é um dos meus lugares preferidos da cidade. A Praça foi reformada por um prefeito que gostava de fazer obras para "embelezar" a cidade (ele fez um monte, álias, mas eu não pretendo falar de todas elas). E a praça ganhou uma cara nova durante o tempo que ele foi prefeito. Embora eu não lembre como era a praça antes, o que eu gosto dessa praça é: ótimo lugar para andar de patins. Eu passei minha infância indo nesse lugar andar de patins. O chão é lisinho e tem uma elevação na ponte muito boa para pegar impulso lol. Recomendo. Vão lá andar de patins. Ah, também fica a três quarteirões da minha casa. Para vocês verem como tudo é perto nessa cidade~
Essa árvore de Natal é uma das coisas mais estranhas dessa cidade. A princípio, não tem nada de errado em uma árvore de natal. Mas, a questão é que: a árvore de natal fica montada o ano inteiro. Não é só na época do Natal. No Natal, acendem as luzes da árvore. No resto do ano, fica toda a estrutura da árvore o tempo todo. É como se vivessemos no Natal para sempre lol. Inclusive, existem outros enfeites natalinos espalhados pela avenida principal que continuam lá mesmo sem ser Natal. E o mais estranho é que ninguém acha estranho. É como se todo mundo ignorasse a existência dos enfeites natalinos durante o ano todo e percebessem eles só no Natal, porque acenderam as luzinhas. Eu só percebi que os enfeites de natal ficam o tempo todo na rua a pouco tempo atrás.
Por fim, vou fazer propaganda da Pastelaria do Vandin. Melhor pastel. Sério. Eu já comi muito pastel fora de Ituverava e o melhor ainda é o de lá. É um lugar que qualquer um que vá para Ituverava tem que ir comer. Imprescindível. O cardápio da pastelaria conta com uma variedade imensa de sabores (eu chutaria que tem uns 30~40 sabores diferentes). E é muito bom. Só para constar, sorvete em Ituverava não costuma valer a pena, prefiram pastel.
E, é isso, pessoas da minha vida. Eu só queria deixar mais uma informação: Ituverava parece estar sempre com um filtro amarelado. Eu sempre achei a cidade muito amarelada e quando eu sai de lá percebi que eu estava certa. Eu não sei porquê, mas Ituverava é amarela.